técnicas de pnl e desenvolvimento pessoal

tudo sobre desenvolvimento pessoal

O que é equilíbrio emocional e como ele impacta sua vida?

Equilibrio emocional são como nos sentimos a respeito das coisas. Todos nós experimentamos sentimentos agradáveis ​​e desagradáveis ​​em nossas vidas.

O equilíbrio emocional consiste em conseguir o ponto certo entre sentimentos agradáveis ​​e desagradáveis, pelo menos na maior parte do tempo, para que possamos estar bem o máximo possível.

Não há dever que subestimemos tanto quanto o dever de ser feliz. Ao sermos felizes semeamos benefícios bons ao mundo.

Emoções positivas

Segundo as pesquisas, as dez emoções positivas mais comuns são:

Diversão

Rir ou sorrir de algo incomum que não seja sério, perigoso ou ameaçador.

Admiração

Uma sensação de estar paralisado e oprimido pela grandeza ou bondade em grande escala, seja pela natureza ou pela humanidade, obrigando-nos a ver-nos como parte de algo maior do que nós mesmos.

Gratitude

A apreciação sincera de algo em nossas vidas, como alguém que nos ajudou ou ter um lugar confortável para descansar.

Ter esperança

Acreditar que as coisas vão mudar e melhorar.

Inspiração

Uma sensação de estar fascinado pela natureza humana no seu melhor e querer se expressar da melhor forma por causa disso.

Interesse

Sentir-se fascinado ou desafiado por algo novo.

Alegria

Uma sensação de diversão e prazer com coisas ou pessoas.

Amor

O sentimento que engloba todas ou a maioria dessas emoções positivas no contexto de um relacionamento seguro e muitas vezes próximo.

Orgulho

Receber o crédito por uma conquista que é valorizada por outros.

Serenidade

Uma sensação de calma interior e contentamento quando as coisas estão indo bem para você.

Fredrickson, B.L. (2009). Positividade. Nova York: Crown Publishers.

Olhe para cada uma dessas dez emoções positivas e pense em quais coisas na vida despertam esses sentimentos em você. Todo mundo experimenta sentimentos agradáveis ​​por diferentes razões. Portanto, não podemos dizer-lhe quais são as coisas que o deixam alegre, sereno, interessado, etc. Só você saberá.

É fácil pensar que as emoções positivas acontecem conosco apenas como resultado de criarmos ou conseguirmos o que queremos em nossas vidas. Mas eles não são apenas a cereja do bolo de uma vida excelente. Emoções positivas podem nos ajudar a criar nossa melhor vida! Isto porque ajudam a abrir as nossas mentes, a construir os nossos recursos pessoais e a desfazer os efeitos negativos do stress.

Mais informações

Barbara Fredrickson e seus colegas realizaram um grande número de estudos sobre emoções positivas. Suas descobertas sugerem que:

Emoções positivas ampliam sua mente

Quando as pessoas foram estimuladas a experimentar emoções positivas, em oposição a emoções negativas ou neutras, as suas mentes abriram-se:

a sua visão periférica expandiu-se para que pudessem realmente ver mais do que normalmente vêem.

tinham mais ideias e apresentavam melhores soluções para os problemas, tinham um maior sentido de “unidade” com outras pessoas (pensavam “nós” em vez de “eu”) e eram mais propensos a estender a mão para ajudar os outros.

Emoções positivas ajudam você a construir um futuro melhor

Com o tempo, as pessoas que foram encorajadas a perceber e desenvolver as suas emoções positivas mostraram um aumento nas forças psicológicas, como o otimismo, a aceitação de si mesmas e o sentido de propósito.

Além disso, mostraram um aumento em bons hábitos mentais, como atenção plena e resolução de problemas.

Seus relacionamentos também se fortaleceram e aspectos de sua saúde física melhoraram.

As emoções positivas ajudam você a se recuperar dos desafios da vida

Quando colocadas em situações estressantes, as pessoas que foram encorajadas a experimentar emoções positivas retornaram à frequência cardíaca e à pressão arterial normais mais rapidamente do que aquelas que foram encorajadas a experimentar emoções neutras ou negativas.

Isto sugere que focar nas emoções positivas durante tempos difíceis pode nos ajudar a recuperar mais rapidamente o bem estar.

As emoções positivas são muito mais do que uma resposta a uma sensação física.

Embora possam surgir do prazer físico (por exemplo, boa comida, banhos quentes, ver o pôr do sol, etc.), têm um efeito a longo prazo no nosso bem-estar.

A coisa maravilhosa que estudos nos diz é que estas emoções positivas não apenas nos fazem sentir bem agora – elas podem ajudar-nos a ter um futuro melhor e mais brilhante.

A positividade é um meio para fins melhores, não simplesmente um fim em si mesmo.

Bárbara Fredrickson

Emoções honestas

Isto é importante! As emoções positivas não nos servem de nada se não forem honestas e reais. Na verdade, pesquisas sugerem que emoções positivas falsas podem causar tanto estresse ao nosso corpo quanto a raiva.

Forçar-se a sorrir ou a “fazer uma cara feliz” pode ajudá-lo a sentir-se genuinamente alegre, o que é bom.

Mas se isso for feito apenas para fingir aos outros que você está feliz quando não está, não terá um efeito positivo no seu bem-estar.

Emoções negativas

Algumas emoções negativas comuns são:

Raiva

Desagrado, hostilidade ou antagonismo em relação a alguém ou alguma coisa.

Desprezo

Desrespeito por uma pessoa ou coisa.

Nojo

Uma sensação de repulsa.

Embaraço

Sentir-se envergonhado quando sua culpa se torna pública.

Temer

Ansiedade ou apreensão sobre uma situação ou evento possível ou provável.

Frustração

Sentir-se irritado por ser prejudicado ou criticado.

Culpa

Remorso causado por sentir-se responsável por alguma ofensa.

Tristeza

Um sentimento de desvantagem, perda e desamparo.

Vergonha

O sentimento resultante de uma consciência de inadequação ou culpa.

Estresse

Sentir-se tenso quando a demanda é maior que sua capacidade.

Às vezes, as emoções negativas são apropriadas e úteis. É justo que nos sintamos tristes se alguém que amamos morre.

Sentimentos de raiva podem ajudar a nos dar a energia necessária para defender a imparcialidade ou a justiça. E o medo ajuda a nos afastar de coisas que podem nos prejudicar.

No entanto, algumas emoções negativas não são úteis ou saudáveis ​​e devemos tentar reduzi-las. Por exemplo, podemos passar muito tempo nos culpando por um pequeno erro que cometemos ou pensando em um comentário negativo que alguém fez sobre nós.

Muitas emoções negativas podem nos arrastar para uma espiral descendente de desespero, o que pode levar à falta de energia e à incapacidade de tirar o máximo proveito de nossas vidas.

Se isso for longe demais, pode causar depressão e outros problemas de saúde mental. Podemos aprender a administrar as emoções negativas para que elas não nos oprimam.

A preocupação deve nos levar à ação e não à depressão.

Karen Horney

Obtendo o equilíbrio certo

Então, como encontramos equilíbrio emocional em nossas vidas? Como mantemos um equilíbrio saudável de emoções positivas e negativas?

A pesquisa sugere que as emoções negativas têm um efeito mais forte sobre como nos sentimos em geral do que as emoções positivas.

Em ‘Hardwiring Happiness’, Rick Hanson, neuropsicólogo, explica como as emoções positivas são como o Teflon (deslizam facilmente) e as emoções negativas são como o velcro (tendem a aderir rapidamente!).

Isto deve-se à nossa evolução – sobrevivemos por sermos capazes de estar alertas aos perigos – os nossos cérebros estão programados desta forma e não podemos mudar isto.

O que podemos fazer, porém, é adotar hábitos diários simples que nos ajudem a focar mais nas nossas emoções positivas, incentivando-as a persistir um pouco mais.

por sua vez, ajudará a tornar-nos mais saudáveis ​​e mais bem-sucedidos, o que nos levará a emoções mais positivas, e assim por diante.

A importância dos nossos pensamentos

As emoções positivas e negativas não acontecem apenas conosco – elas são afetadas pela maneira como pensamos.

Por sua vez, a forma como pensamos afeta o que fazemos. Portanto, nosso comportamento é afetado por nossos pensamentos e emoções.

Além disso, a forma como nos comportamos e os resultados do nosso comportamento afetam a forma como pensamos e sentimos.

Existe, portanto, uma relação contínua entre os nossos pensamentos, sentimentos e comportamento – veja o diagrama abaixo:

Assim, podemos ajudar a assumir o controle de nossas emoções mudando a maneira como pensamos.

Podemos decidir como responderemos quando coisas ruins acontecerem conosco. E podemos pensar positivamente sobre nossas vidas para ajudar a encorajar emoções positivas.

Podemos ajudar a afastar os pensamentos negativos da nossa mente, fazendo algo para tentar distraí-los por um tempo, como dar um passeio, nadar ou telefonar para um amigo.

O exercício físico ou o contacto com um amigo também pode dar-nos um pequeno impulso de emoção positiva que abre a nossa mente para possíveis soluções para os nossos problemas.

Além disso, as soluções para os nossos problemas muitas vezes chegam até nós quando não estamos pensando muito sobre isso.

Também podemos argumentar contra nossos pensamentos negativos examinando claramente os fatos da situação.

Pensar coisas como “Nunca vou terminar este trabalho – não tenho esperança nisso” faz você se sentir muito deprimido, mas pode não é verdade.

Não podemos simplesmente evocar emoções positivas – por exemplo, não podemos simplesmente decidir ser alegres.

Mas podemos decidir pensar nas coisas boas da nossa vida para nos ajudar a sentir alegria, fazendo-nos perguntas como: “O que está indo bem na minha vida hoje?”

Ao celebrar o que está certo, encontramos energia para consertar o que está errado.

Dewitt Jones

Você sabia?

Os fotógrafos da revista National Geographic criam fotografias belíssimas de todos os cantos do mundo.

Seu objetivo é encontrar a beleza em lugares aparentemente comuns, até mesmo angustiantes, fazendo perguntas persistentes como “O que há aqui?” ou “O que posso comemorar?”, e focando nessas coisas em suas fotografias.

Então, como pensamos é de vital importância. Nossas mentes ficam facilmente cheias de preocupações e listas de tarefas.

Nossos pensamentos podem estar repletos de notícias e de todas as coisas que acontecem ao nosso redor.

É preciso esforço para limpar nossas mentes e preenchê-las novamente com pensamentos sobre nosso amor pelos outros, nossos sonhos ou as maravilhas da natureza.

Mas esse esforço vale a pena se quisermos criar uma vida próspera.

O equilíbrio emocional de crianças e jovens

À medida que crescem, as crianças desenvolvem a compreensão das emoções e a forma como respondem a elas.

Elas precisam aprender como administrar as emoções negativas de maneira adequada. Assim, por exemplo, é melhor que reconheçam que estão zangados ou assustadas e aprendam a lidar com a emoção de forma adequada, em vez de atacarem com raiva ou fugirem com medo.

Eles também precisam reconhecer emoções positivas e aprender como aproveitar as emoções positivas em suas vidas. A diversão não deve ser encarada levianamente – é muito bom para eles!

Como adulto que cuida ou trabalha com crianças ou jovens, você pode ajudá-los a aprender a perceber, compreender e administrar seus sentimentos.

Você também pode ajudá-los a obter o equilíbrio certo entre emoções positivas e negativas. Isso os ajudará a tirar o melhor proveito de suas vidas.

Como as emoções se desenvolvem

As primeiras emoções que podem ser reconhecidas nos bebês incluem alegria, raiva, tristeza e medo.

Mais tarde, à medida que as crianças começam a desenvolver um sentido de identidade, desenvolverão emoções mais complexas como timidez, surpresa, constrangimento, orgulho e vergonha.

As emoções das crianças pequenas são constituídas principalmente por reações físicas, (por exemplo, batimentos cardíacos acelerados, frio na barriga) e elas agem como se sentem, por exemplo, podem ter um acesso de raiva.

À medida que crescem, os seus pensamentos começam a ter uma influência maior nas suas emoções, por exemplo, sabem que se sentem nervosos porque estão a pensar num teste escolar.

Desenvolvem a capacidade de reconhecer e nomear os seus sentimentos e são cada vez mais capazes de gerir as suas emoções repensando os seus objetivos, por exemplo, podem perceber que não vale a pena sentir raiva por algo que não podem mudar.

À medida que crescem, também se tornam mais conscientes dos sentimentos das outras pessoas, por exemplo, podem imaginar que outra pessoa ficará triste se o seu animal de estimação morrer, mesmo que não o vejam chorando.

O que é equilíbrio emocional e como ele impacta sua vida?

Um pensamento em “O que é equilíbrio emocional e como ele impacta sua vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo